19.5.09

Cinco lições sobre como tratar as pessoas

Bom dia minhas amigas, hoje ao ler o meu e-mail deparei-me com uma mensagem que para além de me fazer pensar fez-me querer partilhá-la com voçês. Espero que a apreciem e que também ela toque a vossa mente e principalmente os corações.

1 - Primeira lição importante - Senhora da limpeza
Durante o meu segundo ano no ensino superior, o nosso professor deu-nos umTeste.Eu era um aluno consciente e respondi rapidamente a todas as questões atéLer a última:
"Qual é o nome da mulher que faz a limpeza na escola?"Isto só podia ser uma brincadeira. Eu tinha visto a mulher da limpezainúmeras vezes.Ela era alta, cabelo escuro, à volta dos 50 anos, mas como poderia eu saberO nome dela?Eu entreguei o meu teste, deixando em branco a última questão. Mesmo antesDa aula terminar, um dos estudantes perguntou se a última questão contavaPara nota.
"Absolutamente," respondeu o professor. "Nas vossas carreiras irão encontrarMuitas pessoas. Todas são significativas. Elas merecem a vossa atenção eCuidado, mesmo que tudo o que vocês façam seja sorrir e dizer 'olá'."
Nunca esquecerei aquela lição. Também aprendi que o nome da senhora eraDorothy.

2. - Segunda lição importante - Boleia na chuva
Uma noite, pelas 11:30 p.m., uma mulher de origem Africana, estava apeadaNuma autoestrada do Alabama, a tentar aguentar uma valente chuva torrencial.O carro dela tinha avariado e ela precisava desesperadamente de uma boleia.
Completamente encharcada, ela decidiu fazer stop ao carro que se aproximava.Um jovem, branco, decidiu ajudá-la, apesar de isto ser uma attitude deBravado naqueles dias de racismo (década de 60). O homem levou-a até umLugar seguro, ajudou-a a resolver a sua situação e arranjou-lhe um taxi.
Ela parecia estar com muita pressa, mas mesmo assim tomou nota da morada doJovem e agradeceu-lhe.Uma semana mais tarde batiam à porta do jovem. Para sua surpresa, umatelevisão de ecrãn panorâmico era-lhe entregue à porta. Um cartão deAgradecimento acompanhava a televisão.
Dizia:"Muito obrigado por me ajudar na autoestrada na outra noite. A chuva não sóEncharcou a minha roupa, como o meu espírito. Foi então que você apareceu.Por causa de si consegui chegar ao meu marido antes de ele falecer. Que DeusO abençoe por me ter ajudado e ter servido outros de maneira tão altruísta.Com sinceredidade,Mrs. Nat King Cole."

3 - Terceira lição importante - Lembra-te sempre daqueles que servem
Nos dias em que um gelado custava muito menos do que hoje, um rapazinho de10 anos entrou no café de um hotel e sentou-se a uma mesa. Uma empregada deMesa trouxe-lhe um copo de água.
"Quanto custa um gelado de taça?" perguntou o rapazinho."Cinquenta cêntimos," respondeu a empregada.
O rapazinho tirou do bolso uma mão cheia de moedas e contou-as."Bem, quanto custa um gelado simples?" perguntou ele.A esta altura já mais pessoas estavam à espera de uma mesa e a empregadacomeçava a ficar impaciente.
"Trinta e cinco cêntimos," respondeu ela com brusquidão.
O rapazinho contou novamente as suas moedas.
"Vou querer o gelado simples." Respondeu ele.
A empregada trouxe o gelado, colocou a conta encima da mesa, recebeu oDinheiro do rapazinho e afastou-se.O rapazinho terminou o seu gelado e foi-se embora.Quando a empregada foi levantar a mesa começou a chorar. Encima da mesa,Colocado delicadamente ao lado da conta, estavam 3 moedas de cincocêntimos...
Não sei se está a ver, ele não podia comer o gelado cremoso porque queriaTer dinheiro suficiente para deixar uma gorjeta à empregada.

4 - Quarta lição importante - O obstáculo no nosso caminho
Em tempos antigos, um rei mandou colocar um enorme pedregulho num caminho.Depois escondeu-se e ficou a ver se alguém retirava a enorme pedra. AlgunsDos comerciantes mais ricos do Rei passaram e simplesmente se afastaram daPedra, contornando-a. Alguns culpavam em alta voz o Rei por não manter osCaminhos limpos. Mas nenhum fez nada para afastar a pedra do caminho.
Apareceu então um camponês, carregando um molho de vegetais. Ao aproximar-seDo pedregulho, o camponês colocou o seu fardo no solo e tentou deslocar aPedra para a berma do caminho. Depois de muito empurrar, finalmenteConseguiu. O camponês voltou a colocar os vegetais ás costas e só depoisReparou num porta-moedas no sitio onde antes estivera a enorme pedra.
O porta-moedas continha muitas moedas de ouro e uma nota a explicar que oOuro era para aquele que retirasse a pedra do caminho. O camponês aprendeuAquilo que muitos de nós nunca compreendem!
Cada obstáculo apresenta uma oportunidade para melhorar a nossa situação.

5 - Quinta lição importante - Dar quando conta
Muitos anos atrás, quando eu trabalhava como voluntário num hospital,conheci uma pequena menina chamada Liz, que sofria de uma doença rara emuito grave. A sua única hipótese de salvamento parecia ser uma transfusãode sangue do irmão mais novo, de cinco anos, que já tinha tido o mesmoproblema e sobrevivido milagrosamente, desenvolvendo anticorpos necessáriospara a combater. O médico explicou-lhe a situação da irmã e peguntou-lhe seele estaria disponível para dar o seu sangue à sua irmã.
Eu vi-o a hesitar por uns instantes, antes de respirar fundo e dizer "sim,eu faço-o se isso a salvar."À medida que a transfusão ía correndo, ele mantinha-se deitado ao lado dasua irmã, sorrindo. Todos nós sorríamos, vendo a cor a regressar à face damenina. Foi então que o menino começou a ficar pálido e o seu sorriso adesaparecer.
Ele olhou para o médico e perguntou-lhe, com a voz a tremer, "Será que eucomeço a morrer já?".
Sendo muito jovem, o menino não compreendeu o médico; ele pensou que teriaque dar todo o seu sangué à irmã para a poder salvar.

"Trabalha como se não precisasses do dinheiro, ama como se nunca tivesses sido magoado, e dança como danças quando não há ninguém a ver-te."

Que bom seria se todas as pessoas pudessem ler ou ouvir esta mensagem quando começam os seus dias!

10 comentários:

  1. Bem miga, que lições... cruciais... lindas e de tocar o coração de qualquer um.... a mim... fez-me cair um lágrima...
    Só é pena, que a maioria das pessoas, apesar de deixarem cair uma lágrima com uma história destas... têm uma reserva enorme de lágrimas... e depressa se esquecem daquela.....

    Parabéns pela partilha kida, foi um gesto muito bonito!

    Fica bem
    Bjokinhas

    ResponderEliminar
  2. boa tarde,td bem?
    k belissimo post...
    mt interessante, é tudo verdade.
    parabens.
    fika bem,jinhos***

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga concordo com vc quando diz "Que bom seria se todas as pessoas pudessem ler ou ouvir esta mensagem quando começam os seus dias!"
    Pois na correria e no estresses que hj em dia muitas pessoas andam, com certeza as vezes se esquecem de como ser gentil, e esquece que ser gentil não machuca, não arranca pedaço e nem perde tempo.
    Essa mensagem vem bem a calhar para as pessoas parem e pensar.

    Beijinhosssssssss

    ResponderEliminar
  4. Olá Rute, obrigada pela partilha destas enormes lições.
    Faz realmente pensar...e muito.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. linda lição de vida!!!
    obrigada por partilhares connosco!!!
    mil bjokas amiga!

    ResponderEliminar
  6. Oi Rute..essas lições são muito improtantes em nossas vidas, ainda mais nos dias de hoje em q a correria do dia-a-dia nos tenta impedir de sermos mais gentis, mais educados, mais amáveis...bjo pra vc!!

    ResponderEliminar
  7. Olá Rute,
    obrigada pela sua visita e pelo comentário.
    Achei fantástico ter colocado estas lições que toda a gente devia saber mas que não sabem ou se esquecem.
    Elas são lições de vida que nos ensinam a ser Humanos e solidários e desinteressados.
    Beijinhos e bom resto de semana

    ResponderEliminar
  8. Olá Rute bom dia...
    Adorei o que li...
    Grande lição de vida...
    Só tenho pena que hoje as pessoas, não sorriam tanto e sejam tão egoístas...
    Eu sou uma pessoa bem disposta e nem que seja com um sorriso ou uma palavra na hora certa para fazer os outros se sentirem melhor, e minha querida por vezes os meus problemas são tanto e complicados, mas eu ao ajudar os outros os meus problemas tornam-se mais fáceis...
    Sabes que o meu marido diz muitas vezes tem mais DEUS para nos dar que o diabo para tirar...
    Obrigado pela partilha e são pessoas como tu que fazem por vezes as pessoas pensarem mais nas outras...
    Beijocas e tudo de bom...
    Até breve e um xi -coração...

    ResponderEliminar
  9. Também já recebi este mail e é mesmo giro!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Gosto sempre de saber a vossa opinião, por isso deixem um comentário... Voltem sempre e obrigada pela visita
bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...